Menu Lateral
 
São João del Rei, 15 de Agosto de 2018 :: 23 visitantes online.

Editor de texto rico, editor1

O PROGRAMA BEM VIVER

Oficina Bem Viver

O Programa Bem Viver, criado há onze anos, nasceu da necessidade de se tratar e cuidar pacientes com transtornos mentais, sob outra ótica senão a de hospitais psiquiátricos. Através do acompanhamento psicológico, dos tratamentos psiquiátricos e neurológicos, é possível proporcionar ao cidadão qualidade no tratamento da doença e no convívio social e familiar, pois é sabido que o estabelecimento de relações interpessoais ajudam na melhora de quadros como depressão, ansiedade, alcoolismo e outros, o que reforça ainda mais a importância do Bem Viver como componente na estrutura da saúde no município.

O Programa Bem Viver oferece aos portadores de sofrimento mental acolhimento, consultas ambulatoriais, participação de oficinas terapêuticas, além de visitas domiciliares.

Através desse Programa,  o Cisver tem registrado grande diminuição de crises e  internações, a melhora no convívio social e familiar, o desenvolvimento de aptidões artísticas, garantindo assim, maior qualidade de vida ao cidadão e à comunidade.

Desde que foi implantado,  é perceptível uma considerável melhora no que tange ao número de internações psiquiátricas.

Conclui-se que através da junção CISVER e iniciativa municipal é possível reverter o quadro de sofrimento mental, amenizando crises e, consequentemente, promovendo melhor qualidade de vida ao cidadão munícipe. 

Como surgiu o Bem Viver

A Reforma Psiquiátrica é processo político e social complexo, composto de atores, instituições e forças de diferentes origens, e que incide em territórios diversos, nos governos federal, estadual e municipal, nas universidades, no mercado dos serviços de saúde, nos conselhos profissionais, nas associações de pessoas com transtornos mentais e de seus familiares, nos movimentos sociais e nos territórios do imaginário social e da opinião pública.

Dentro desse contexto de mudanças, o CISVER cria um Projeto no qual nasceu  O Programa Bem Viver – Atenção à Saúde Mental, implantado em abril de 2002, e que vem desenvolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde mental nos municípios participantes.

Municípios que participam do Programa

Atualmente os 15 municípios fazem parte do Programa: Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Tiago e Tiradentes.

Equipe

Para que o Programa desenvolva suas atividades plenamente conta com uma equipe técnica formada pelos Psicólogos de cada município, um médico Neurologista e outro Psiquiatra.

Com o acompanhamento sistemático dos pacientes que frequentam o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial é possível acompanhar seu tratamento, criando redes de relacionamento – Bem Viver – CAPS,  tornando-se ferramenta eficaz na atuação do Programa.

 


 

Mais Notícias

(c) 2018 - CISVER
Endereço: Avenida Leite de Castro, nº 1344 Cep: 36.301-180 - Cidade: São João del Rei / MG
Tel.: (32) 3372-1021 - Email: cisver@cisver.com.br

Versão: 2018.07.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: